Dicas: A importância de se verificar os travões do carro

Dicas: A importância de se verificar os travões do carro

Os travões de um carro

Os travões de um carro são os principais responsáveis pela segurança rodoviária. Saiba verificar se o seu carro está a travar corretamente ou se precisa de uns travões novos. A sua vida e a dos outros ocupantes dependem disso. Essa é a principal função dos travões, controlam o movimento de um veículo e a pressão das pastilhas contra os discos fazem com que o carro trave a sua marcha.

Os travões são desenhados com o objetivo de manter a capacidade de desaceleração do automóvel bastante maior que a sua capacidade de aceleração e isso é fundamental para evitar acidentes. Outro critério fundamental é saber conduzir devagar.

Para serem considerados bons travões é necessário que o sistema de travagem obedeça a dois requisitos muito importantes: o parar imediatamente um carro e resistir à fadiga das travagens acumuladas. Independentemente das condições climatéricas e do piso, para uma boa condução é imperativo que o seu carro tenha uns bons travões, só assim conseguirá dominar o seu carro e desfrutar de uma viagem tranquila.

FATORES QUE INFLUENCIAM A MUDANÇA DOS TRAVÕES

Para não correr qualquer risco de acidente na estrada, ou colocar a vida de alguém em perigo, deve estar atento a todos os sintomas que o seu carro apresenta, especialmente no caso dos travões.

Existem vários fatores que influenciam a mudança dos travões de um carro:

Falta de precisão na travagem: Quando o carro tem dificuldade em agarrar a estrada, isso faz com que a travagem não se inicie quando o condutor a efetuou. Este efeito pode ser provocado pelo desalinhamento das pastilhas ou dos discos.


O aumento da distância de travagem: É medido pelo tempo que o carro demora a parar, que vai desde o momento em que o condutor colocou o pé no travão, até ao momento em que o carro efetivamente para. Para uma travagem mais eficaz, é indispensável ter uns bons pneus.

O bloqueio das rodas: Quando as rodas bloqueiam mais rapidamente do que é habitual, isso quer dizer que as peças dos travões podem estar desalinhadas ou corroídas;

O acender constante do indicador do travão no painel de instrumentos: É o indicador comum que alerta para alguma anomalia nas peças dos travões;

A suavidade do pedal do travão: Quando o condutor é obrigado a pressionar o pedal do travão com mais força para que o carro pare a sua marcha;

Ruídos anormais: Os ruídos podem indiciar um desgaste excessivo das peças;

Vibração do pedal:

Quando em andamento, o pedal do travão vibra constantemente, isso pode significar algum mau funcionamento ou desgaste.

MANUTENÇÃO

Uma condução defensiva não é suficiente para evitar um acidente ou reagir a um imprevisto, pois é muito importante conhecer bem o seu carro, e analisar todos os sinais que são comunicados. Assim, estará precavido e pode gozar de todos os prazeres de uma condução segura.

A revisão de um automóvel é um procedimento de segurança que permite avaliar o grau de desgaste e corrosão que as peças automóveis apresentam. Os travões de um carro não são exceção, mas sim uma obrigação.

Os elementos que constituem os travões são: os discos, as pastilhas, as maxilas, o líquido do travão e os tubos do travão. É essencial que todos os componentes dos travões sejam mantidos nas melhores condições possíveis, para uma maior prevenção e conforto ao volante de um carro.

Ao fazer um acompanhamento constante das peças automóveis do seu carro, sobem os índices de segurança e prevenção rodoviária e evitam-se acidentes que podem ser fatais. O bom funcionamento dos travões de um carro é um requisito fundamental para beneficiar de todos os prazeres que a condução lhe oferece. Na internet, é possível encontrar travões para o seu carro, basta acessar o site autopecas-online.pt.

21/05/2019

Postado às 13:43