terça-feira, 29 de abril de 2025

Mossoró Intensifica Fiscalização para Reduzir Acidentes de Trânsito; Radares entram operação a partir de primeiro de abril

Mossoró enfrenta um preocupante cenário no trânsito. Somente neste ano, a cidade já registrou 1.042 acidentes, sendo 948 com vítimas e 94 sem vítimas, conforme dados da Secretaria de Segurança, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito (Sesdem) do município. Em média, são aproximadamente 11 ocorrências diárias.

Os principais fatores por trás desses números alarmantes são o excesso de velocidade, a imprudência e o desrespeito à sinalização. Para combater essa realidade e salvar vidas, a Sesdem iniciará, a partir de 1º de abril, a operação de novos radares, redutores de velocidade e equipamentos de videomonitoramento em pontos estratégicos da cidade. A intenção é reforçar a segurança viária e inibir condutas de risco no trânsito.

Pontos de Fiscalização

Os radares serão ativados nos seguintes locais:

  • Avenida Presidente Dutra (próximo à antiga AABB e Igreja do Alto de São Manoel);
  • Avenida João da Escóssia (próximo ao Estádio Municipal);
  • Rua Melo Franco (próximo ao cemitério);
  • Avenida Rio Branco com Rua Seis de Janeiro.

Os pontos foram escolhidos com base nos dados de acidentes e na necessidade de reforçar a segurança nesses trechos.

Monitoramento por Câmeras

Além dos radares, novos equipamentos de videomonitoramento serão instalados em diferentes cruzamentos da cidade:

Rua Santos Dumont com Rua Coronel Gurgel; Avenida Alberto Maranhão com Avenida Augusto Severo; Avenida Dix-sept Rosado com Travessa Martins de Vasconcelos; Avenida Santos Dumont com Rua Coronel Vicente Sabóia; Rua Coronel Gurgel com Rua Alfredo Fernandes; Avenida Rio Branco com Rua Frei Miguelinho; Avenida Rio Branco com Avenida Augusto Severo; Avenida Rio Branco com Rua Felipe Camarão; Rua João Marcelino com Avenida Diocesana; Avenida Jerônimo Dix-neuf Rosado com Rua Doutor Mário Negócio.

Conscientização e Segurança

De acordo com o diretor executivo de Mobilidade Urbana, Luís Correia, a iniciativa visa promover o respeito às normas de trânsito e reduzir o número de ocorrências: A recomendação é clara: respeite os limites de velocidade, obedeça à sinalização e contribua para um trânsito mais seguro. Com a colaboração de todos, é possível reduzir acidentes e preservar vidas!