Nesta segunda-feira 12 de maio de 2025, 20 internos da Penitenciária Mário Negócio em Mossoró, começaram um novo curso de fabricação de salgados, promovido na unidade prisional onde já são oferecidos diversos cursos profissionalizantes.
O projeto faz parte de uma iniciativa da Secretaria da Administração Penitenciária (SEAP) e do Tribunal de Justiça do RN, com apoio da SENAPPEN. O objetivo é capacitar os internos para o mercado de trabalho e reduzir a reincidência criminal, unindo educação e trabalho no sistema prisional.
Além desse, já foram ofertados cursos como manutenção de ar-condicionado, elétrica predial e cultivo de mudas. Há também aulas regulares do ensino fundamental ao superior e produção de terços religiosos.
De acordo com o diretor da unidade, Rodolfo Saldanha, os próximos cursos serão de bolos regionais e confeitados. Também está prevista a instalação de uma fábrica de concreto com maquinário fornecido pela SENAPPEN.
As capacitações são realizadas pelo SENAI, com apoio do Ministério Público do Trabalho, e fazem parte do programa Rede de Trabalho Decente. No total, serão 1.325 pessoas privadas de liberdade atendidas no estado.
O curso tem carga de 40 horas, com aulas teóricas e práticas. Os internos recebem o mesmo conteúdo e exigências do público externo e, ao final, recebem certificado. “Eles poderão trabalhar em casa, em padarias ou confeitarias com o que aprenderam”, explicou a instrutora Suzeneide Araújo.