Edital do Concurso Público da Polícia Civil do RN deverá ser publicado no DOE nesta quarta feira

capa

O edital do Concurso Público da Polícia Civil do Rio Grande do Norte, para o ano de 2021, deverá ser publicado no Diário Oficial do Estado, nesta quarta feira 25 de novembro. O anuncio foi feito pela governadora Fátima Bezerra

A PC do estado está há 12 anos sem renovação no seu quadro, o que deixou a coorporação defasada. O concurso público, segundo a gestora, será destinado aos cargos de delegados, agentes e escrivães. Ao todo serão 301 vagas, sendo 47 para delegados, 24 para escrivães e 230 para agentes de Polícia Civil. Além das oportunidades, haverá um cadastro reserva.

O último concurso da Polícia Civil do Rio Grande do Norte aconteceu no ano de 2008, e o anterior, 15 anos antes. Ou seja, em quase três décadas, só houve dois concursos público para a PC do estado.

O concurso havia sido anunciado pelo governo em janeiro desse ano, mas, segundo a governadora, por causa da pandemia do Coronavírus o processo ficou na parado até o momento. Todo efetivo da Polícia Civil é insuficiente para atender a demando do estado.

Para a Associação dos Delegados de Polícia Civil do Rio Grande do Norte (ADEPOL-RN), o estado deveria ter um efetivo de 5.150 servidores na área, mas atualmente conta apenas com 1.325 vagas ocupadas. Muitos delegados, principalmente no interior do estado chegam a ocupar até três delegacias por falta de efetivo.

Em Mossoró, por exemplo, delegacia importantes, como a Homicídios, Denarc e Defur, dispõem apenas de um delegado, diante de uma cidade com tamanha demanda de crimes.

25/11/2020

Postado às 07:26