Uma interna privada de liberdade do Complexo Penal Estadual Agrícola Mário Negócio Feminino (CPEAMN), em Mossoró, colou grau, na sexta-feira passada (31), no Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental, do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN).
A formatura contou com a presença da Ouvidora do Sistema Penitenciário, Vilma Paixão, da diretora da CPEAMN, Águida Larissa, da juíza da Vara de Execuções Penais de Mossoró, Cinthia Cibele.
Ainda estiveram presentes, o reitor do IFRN, José Arnóbio, do diretor geral do Campus Zona Leste, José Roberto, do coordenador pedagógico da Educação Prisional, Francisco Augusto, da pró-reitora de Extensão, Samira Fernandes Delgado, da coordenadora da Universidade Aberta do Brasil, Edneide da Conceição Bezerra, entre outras autoridades.
A graduação ocorreu através de um Acordo de Cooperação firmado entre o IFRN e a Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP). No Rio Grande do Norte, 90 pessoas privadas de liberdade cursavam o ensino superior em 2024.
Todas em regime fechado e na modalidade de educação a distância, mas com momentos de aula presencial também com professores. Os internos participaram de processo seletivo utilizando as notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).