A Neoenergia Cosern registrou, na madrugada deste domingo (13), mais um furto de grandes proporções na rede elétrica da região da Costa Branca. Por volta de 1h40, criminosos levaram 21 vãos de cabos — o equivalente a cerca de dois quilômetros de extensão — das linhas de média tensão nas praias de Ponta do Mel, Pedra Grande e do Rosado, localizadas entre os municípios de Areia Branca e Porto do Mangue.
A ação criminosa afetou diretamente 339 unidades consumidoras, que ficaram sem fornecimento de energia elétrica. Este não foi um caso isolado. Exatamente uma semana antes, no domingo passado (6), ocorreu o maior furto de cabos já registrado no estado: 22 vãos de cabos foram roubados na Praia do Rosado, também em Areia Branca. Na ocasião, 486 unidades ficaram sem energia por quase 19 horas.
Segundo especialistas, esse tipo de crime é motivado principalmente pela revenda do cobre presente nos cabos, que pode render entre R$ 10 mil e R$ 15 mil no mercado ilegal. No entanto, os prejuízos causados à população, ao comércio e à distribuidora chegam a milhões de reais, além dos riscos à segurança pública e ao meio ambiente.
A Cosern reforça que está trabalhando em conjunto com as autoridades para identificar e punir os responsáveis. Porém, destaca que a participação da população é fundamental. Qualquer informação pode ser repassada de forma anônima através do Disque-Denúncia 181.
Além de um grave crime contra o patrimônio, o furto de cabos é um atentado ao direito da população de viver com dignidade e segurança. É preciso união para frear essa prática que vem se tornando cada vez mais ousada.