Polícia Federal deflagra operação contra tráfico de drogas no RN e mais 3 estados da fedração

O ESTADÃO

capa

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira 06 de outibro de 2020 a "Operação Overload", com objetivo de desarticular uma ‘complexa organização criminosa’ voltada para crimes de tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro. De acordo com a PF ao todo foram cumpridos mandados de busca e apreensão e prisão nos estados do Rio Grande do Norte, São Paulo, Amazonas e Mato Grosso.

A Polícia Federal informou que, a principal base da organização criminosa é o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas no estado de São paulo, sendo que a quadrilha tem ramificações em diversos Estados do brasil e até no exterior. Durante a operação dois investigados morreram após confronto com agentes da PF, mas as identidades deles não foram reveladas pela corporação.

Ao todo, mais de 200 policiais federais, 80 policiais militares e 6 policiais civis cumprem 44 mandados de busca e apreensão e 35 mandados de prisão temporária nos 4 estados. De acordo com a Polícia Federal, as investigações tiveram início em fevereiro de 2018, com a apreensão, na Área Restrita de Segurança do Aeroporto Internacional de Viracopos, de 58 kg de cocaína que seria enviada à Europa. No entanto, ao longo das investigações, os agentes apreenderam ao todo cerca de 250 kg do entorpecente.

Os investigadores mapearam então a atuação de toda a organização criminosa, identificando as lideranças, as pessoas com quem se relacionaram e o processo utilizado para exportar grandes quantidades de cocaína – a partir de Viracopos, com destino à Europa – , além dos métodos utilizados para ocultar o lucro obtido com o empreendimento criminoso.

Ao longo das investigações que culminaram na Overload, a Polícia Federal realizou sete apreensões de drogas, sendo que ainda flagrou um operador de logística no momento em que tentava inserir droga no avião.

06/10/2020

Postado às 12:44

Nenhum comentário - Comentar

Comentar