sexta-feira, 25 de abril de 2025

Seripa inicia investigação sobre girocóptero que caiu na Praia de Areias Alvas em Grossos que resultou em dois óbitos

Investigadores do Segundo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa II), órgão comandado pela Aeronáutica, com sede em Recife (PE), iniciaram nesta quarta feira (23) em Tibau a investigação sobre as causas do acidente com um girocóptero, que vitimou o piloto Flavius Neves, de 65 anos, e do aluno de vôo Geraldo Francisco da Silva, de 42 anos.

Ambos estavam a bordo da aeronave de pequeno porte durante um voo realizado na segunda-feira (21), quando ela caiu na Praia de Areias Alvas, em Grossos. De acordo com o Comando da Força Aérea Brasileira, durante essa fase da investigação, são aplicadas técnicas específicas por profissionais qualificados e credenciados.

Elas serão responsáveis pela coleta e confirmação de dados, preservação dos elementos, verificação inicial dos danos causados à aeronave ou pela aeronave, e pelo levantamento de outras informações necessárias à investigação.

O órgão também afirma que a conclusão dessa investigação ocorrerá no menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade da ocorrência e, ainda, da necessidade de descobrir os possíveis fatores contribuintes. Quando concluído, o Relatório Final será publicado no site do CENIPA, acessível a toda a sociedade.

As investigações conduzidas pelo CENIPA têm como único objetivo contribuir para a prevenção de acidentes aeronáuticos, disseminando lições aprendidas por meio dos Relatórios Finais de investigação e, quando aplicáveis, por meio das Recomendações de Segurança.

Os trabalhos não têm o propósito de atribuir culpa ou responsabilidade civil ou criminal em um acidente aeronáutico, mas, sim, identificar possíveis fatores contribuintes que possibilitem elucidar eventuais aspectos técnicos relacionados à ocorrência aeronáutica, com o objetivo de preservar vidas por meio do fortalecimento da segurança do transporte aéreo”, diz a FAB.